Re: como saber qual versão do debian instalada.

Renato Lorandi wrote:

> Olá pessoal

Olá Renato, muito bom dia! Como vai, tudo bem aí contigo?

> sei que a pergunta não é nada dificil, mas como estou começando
> agora, conto com a ajuda de vc's ok...

No início, é sempre mais "complicado", digamos que mais difícil
de assimilar tanta informação. Mas com o tempo, você verá terá
um conhecimento bem bacana se não deixar de sempre pesquisar,
ler e obter informação, como agora, enviando este e-mail.

> as minhas duvidas são as seguintes,
> como saber qual a versão do debian estou usando

Para saber a versão do kernel linux, siga os seguintes passos:

1 - Se você estiver em um gerenciador de janelas como o KDE, Gnome,
WindowMaker, Blackbox etc, por favor, abra um terminal como o Aterm,
Eterm, xterm, konsole, gnome-terminal etc;

2 - Por favor, efetue logon com o usuário root digitando o comando:
su -

3 - Digite o comando:
uname -r

Eu estou usando o Debian GNU/Linux versão Sarge/Stable/Estável,
então digitei:

jordan:/# uname -r
2.6.8-2-386

Então a versão do kernel linux que estou utilizando atualmente é a 2.6.8.

> bem como saber se é sarge, woody, sid

Conheço duas formas de se saber isso:

- 1ª Forma
Digite o comando:

cat /etc/issue

Será retornado a seguinte string / texto:

Debian GNU/Linux 3.1 \n \l

Ou seja, a versão 3.1 corresponde ao Debian Sarge.

- 2ª Forma
Digite o comando:

cat /etc/apt/sources.list | more

E procure uma string/linha similar com a linha abaixo:

deb http://ftp.debian.org/debian/ sarge main contrib

Você reparou a palavra 'sarge' antes de 'main contrib' ? Isto indica
que a versão do Debian que estou utilizando atualmente é a
Sarge / Stable / Estável.

> abraço pessoal conto com a ajuda de vc's.

Espero ter ajudado.

Tenham todos da lista Debian User Portuguese uma EXCELENTE
quinta-feira! PAZ!

--
Eder S. G. (JORDAM)
ederjordam@yahoo.com.br