como saber qual versão do debian instalada.

Olá pessoal sei que a pergunta não é nada dificil, mas como estou começando agora, conto com a ajuda de vc's ok.. as minhas duvidas são as seguintes, como saber qual a versão do debian estou usando bem como saber se é sarge, woody, sid e tmb gostaria de saber qual comando posso utilizar para saber a versão do kernel que esta sendo usada?

abraço pessoal conto com a ajuda de vc's.