Re: Tamanho das patições

On Wed, 11 Jan 2006, Strehle wrote:

> Fala....
>
> Eu tenho um servidor Firewall com proxy e estou tendo problema de falta de espaço no /var e gostaria de saber como posso fazer para aumentar a partição sem ter q instalar de novo...
>
> Me falaram do gparted mais não consigo instalar, se vc´s pudrem me ajudar (com detales), sou muito fraco ainda no linux... e no meu server só tenho o modo texto instalado nada de modo gráfico...
>
> server-firewall:~# df -hT
> Sist. Arq.    Tipo     Tam   Usad Disp  Uso% Montado em
> /dev/hda1     ext3    250M   54M  183M  23% /
> [...]

Uma outra solucao muito nas coxas e' mover um diretorio que esta' lotando
uma particao para outra mais vazia, e ai fazer um link simbolico do lugar
antigo para o novo (de modo que fique como estava antes).
E' claro que nenhum programa vai poder estar acessando esses arquivos que
voce vai mover.

Descubra o vilao da historia com um
du -kc --max-depth=1 /var | sort -n

seria mais ou menos isso:
<para todos os programas>
mv /var/spool/mail /usr/local
cd /var/spool
ln -s /usr/local/mail
<volta a rodar os programas>

O ideal seria ter usado LVM, ai e' mais facil pra contornar esses
problemas... mas essa solucao do link funciona razoavelmente bem, apesar
de ser bem porca.

--
Marcos