Re: Tamanho das patições

Strehle wrote:
... mais a minha idéia era de reparticionar mesmo, tirar o espaço livre da /home e levar para /var.

sim, mas tem que fazer backup de tudo!
onde o porá enquanto faz a mudança?

Não sei oq é mais fácil de fazer, isso q vc falou ou de particionar.... na verdade não sei fazer nenhum do dois...

eu disse que bootara com knoppix mas não é necessario
faça o seguinte

boote o seu debian em modo single ou passe ao runlevel 1
para que nenhum serviço esteja ativo

  init 1

escolha um diretório temporário

  mkdir /tmp/home

passe o conteudo de hda9 ao diretório temporário

  cp -a /home/* /tmp/home/
  rm -r /home/*

passe o conteudo de hda6 a hda9

  cp -a /var/* /home/
  rm -r /var/*

passe o conteudo do diretório temporário a hda6

  cp -a /tmp/home/* /var/
  rm -r /tmp/home/*

apague o diretório temporário

  rmdir /tmp/home

todos os cp / rm poden se fazer com mv
mas se algum deles falha
terá que reconstruir o diretório a mão
melhor assim

bom com isso tem o conteudo de var em home
e o conteudo de home em var
mas var e home são partições
assim que agora

  umount /var
  umount /home

edite o /etc/fstab e invirta as partições
põa que hda6 seja montado em home e hda9 em var
e logo

  mount /var
  mount /home
  df