codificação do windows

Como eu faria para trocar a codificação do linux? eu preciso usar a
codificação do windows (Windows-1252) eu recebo arquivos com acentos e pra
mim aparece uns quadradinhos... já configurei o locales com o
dpkg-reconfigure e setei o iso-8859-1 mas nao adianta... nao aparece esses
caracteres de acentos e quando eu envio meus arquivos que contem acentos pra
quem tá usando windows... não aparece também... ae ficam dando rizada que o
linux nao funciona... por isso q eu queria usar a codificação do windows.

[]s

Fábio