Stable ou Testing?

Olá pessoal .
Primeiramente ,feliz ano novo para todos .
Sou novato no Linux e mais ainda no Debian e gostaria da opinião de vcs numa
coisa...
É o seguinte ,baixei e instalei o Sarge 3.1r1 ,versão em 2 DVDs ,instalei
primeiramente a versão Stable ,mas como todo novato ,acho que instalei e/ou
configurei pacotes errados e desnescessários e está cheio de erros ,não manjo
nada de ingles ,por isto muitos pacotes eu não sei para que servem ,agora vou
tentar formatar tudo e reinstalar novamente ,mas queria saber ,qual a melhor
versão para o meu caso ,Stable ou Testing ,a testing tem muitos problemas ,ou
já está estavel rasoávelmente?
Tambem percebi que tem muitos pacotes básicos que não acha nos repositórios
oficiais ,Ex: mplayer ,J2RE 1.5 etc,tive alguns problemas para instalar
alguns pacotes que o Aptitude dava que estavam faltando outros para suprir as
dependencias ,ate achei estranho ter um pacote nos repositórios ,mas não ter
as bibliotecas de que ele depende ,Ex: libcc6.
Então se alguem puder indicar uns repositórios para incluir na minha
sources.list para completar o basico ,eu agradeço ,adicionei varios que
encontrei no apt-get.org ,mas quase todos dava erro 440 not found entre
outros .
Á ,estou instalando o Debian na minha maquina de casa ,com interface grafica
KDE ,então não tem muita nescessidade de pacotes especiais para rede ,só o
nescessário para melhorar o desempenho da adsl  que configurei com sucesso
por DHCP .Ex: VNC para acessar do trabalho quando precisar ,e principalmente
todos os melhores pacotes para audio ,video e gravação de CDs e DVDs
etc...uso muito tambem ,pacotes para conversão de audio e video ,e uma boa
interface para gerenciar o IPtable ,tentei usar o KMyfirewall ,mas estava em
ingles e não consegui configurar ele direito ,preciso liberar algumas portas
e não sabia como fazer nele ,então desativei tudo por enquanto.

Bom ,vou ficar por aqui ,desculpem o tamanho do texto ,novato é fogo ...hehehe
Abraços...obrigado...
--
Alexandre R. Santos.:
Técnico em Informática.