RES: RES: Comando

Tudo bem , eu sei .. A duvida eh exatamente o que esta escrito no problema ,
deixe-me ver se consigo explicar melhor

Muitas veses ao dia, faço suporte em maquinas linux , redes unix e afins,
E muitas dessas veses a concção eh realizada ao server de FIREWALL, bom tudo
bem ,, depois de estar na rede,

1) como saber para descobrir os IP's da maquinas existentes na rede local ?
2) como achar o IP da maquina atravez do nome e vice-versa ?

Deixe me ver se é algo assim :

   para que isso seje possivel e preciso que tenha configurado o serviço de
DNS interno ? Eu gostaria de uma solucao que não dependese de nenmhuma
configuracao no local , apenas descobrir onde devo ir.

No windows eu tenho

Arp -a ( trafego da placa de rede ) ai aparece os ips das maquinas com
conecçaõ existentes
Net view ( lista de ip na rede local )

C:\>net view
Servidor   descriçcao
---------- -----------
\\micro1     micro1
\\micro2     micro2
\\micro3     micro3

Tracert <IP> manda o pacote ICMP e realiza o questionamento  "QUEM EH VC?"
podemos ter este resultado

C:\>tracert ziza

Rastreando a rota para ziza.interno.com.br [192.168.0.1]
com no máximo 30 saltos:

  1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  ferrari.com.br [10.0.10.6]

 ou

C:\>tracert 192.168.0.1

Rastreando a rota para 192.168.0.1 com no máximo 30 saltos

  1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  ferrari.com.br [10.0.10.6]
  2    24 ms    26 ms    27 ms  192.168.0.253
  3    29 ms    20 ms    22 ms  192.168.0.1

Rastreamento concluído.

Digamos que queria mais ou menos a mesma solução .. Alquem teria alguma
dica?

Ateciosamente

Marlos Sedrez