Re: RES: RES: Comando

Marlos.Sedrez wrote:
1) como saber para descobrir os IP's da maquinas existentes na rede local ?
2) como achar o IP da maquina atravez do nome e vice-versa ?

Bem.

   para que isso seje possivel e preciso que tenha configurado o serviço de
DNS interno ? Eu gostaria de uma solucao que não dependese de nenmhuma
configuracao no local , apenas descobrir onde devo ir.

No windows eu tenho
Arp -a ( trafego da placa de rede ) ai aparece os ips das maquinas com
conecçaõ existentes

Também tem o comando arp em linux. Não lembro qual é a opção (acho que é
a mesma -a) mas com ele pode saber que micros tem tido trafico nos
últimos minutos com o firewall, que não são necessariamente todos. O
mesmo vale para o arp de windows; assim é o arp. E uma caché.

Net view ( lista de ip na rede local )

C:\>net view Servidor descriçcao
---------- -----------
\\micro1     micro1
\\micro2     micro2
\\micro3     micro3

Isso é a lista de micros que falam SMB na rede, que tampouco são
necessariamente todos. Se tem samba, não sei com que comando, mas sei
que pode fazer o mesmo. Se não lembro mal, até tem um comando net que
faze as mesmas coisas que o net de windows.

Todavia, o SMB usa trafico broadcast para achar os outros hosts e você
pode fazer isso também. Faça um ping ao ip de broadcast e terá uma
resposta de cada um dos micros (que estejam configurados para responder
ao broadcast, que outra vez não são necessariamente todos).

Tracert <IP> manda o pacote ICMP e realiza o questionamento  "QUEM EH VC?"
podemos ter este resultado

O tracert não pergunta "quem é vc?" a cada host. Faze o trace e pergunta
ao servidor dns "quem é o host que tem o ip tal" para cada host que acha
no caminho.

Se você quer só o nome de um ip, pode fazer uma consulta de dns inverso
com o comando host. Os comandos ping e traceroute fazem eles mesmos
consultas de dns inverso, e pode usa-los para o mesmo. O que quase nunca
terá é um servidor de dns interno que resolva inverso; já se tem un
servidor dns estará com sorte.

Digamos que queria mais ou menos a mesma solução .. Alquem teria alguma
dica?

Acredito que com o que lhe disse en cima tem que poder fazer o que quer.
Se lhe falta mais alguma coisa, pergunte!

--
Guillermo Pereyra Irujo
Tandil, Argentina