Bloquear pelo SQUID ou IPTABLES máquinas fora do DHCP

Fala galera preciso de uma dica de vc´s...

Na minha rede tenho um Firewall que compartilha a Internet por proxy SQUID e configurada com DHCP onde determino IP´s fixos para as estações.

Gostaria de bloquear a internet de algumas máquinas e bloquear que as máquinas não configuradas pelo DHCP tenha qualquer tipo de acesso externo. Tipo o cara não conseguiria acessar nada fora da rede interna se ele colocasse o IP manualmente.

Então não sei se faria isso no IPTABLEs ou no SQUID, oq vc´s me falam sobre isso??

Vlw