Re: Bloquear pelo SQUID ou IPTABLES máquinas fora do DHCP

Tanto faz...

Para fazer o que você quer tanto um como o outro resolve seu problema. Basta
que você restrinja o acesso a Internet apenas a máquinas com o IP dentro do
range que você configurar no DHCP server. Só que se cara pegar e configurar
na mão um IP dentro do Range, ele vai poder passar. De forma que o seu range
de IP's deve conter apenas os IP's que efetivamente vão ser usados.

No IPTABLES voc vai criar uma lista de IP's e garantir o acesso a elas,
bloqueando o resto.

No SQUID você vai ter que fazer uma ACL contendo esses IP's bloqueando o que
*NÃO* estiver nela.

Essa forma não é muito forte, mas é fácil de administrar. Caso você queira ter
certeza absoluta que vai funcionar, talvez seja necessário amarrar por MAC
ADDRESS. Mas aí seu trabalho de administração vai se multiplicar. Se você faz
só isso na vida, OK! Mas se você trabalha fazendo outras coisas também faça
como explicado a cima.

Abraços, Artur.

--
Artur F. Pimentel