Re: Bloquear pelo SQUID ou IPTABLES máquinas fora do DHCP

Strehle wrote:

> [...]
> Gostaria de bloquear a internet de algumas máquinas e bloquear que as
> máquinas não configuradas pelo DHCP tenha qualquer tipo de acesso
> externo. Tipo o cara não conseguiria acessar nada fora da rede interna
> se ele colocasse o IP manualmente.
>
> Então não sei se faria isso no IPTABLEs ou no SQUID, oq vc´s me falam
> sobre isso??

Não testei a idéia abaixo, mas pode funcionar.

Há um "target" pouco conhecido no iptables. Chama-se POOL, e permite
acrescentar endereços em um conjunto de IPs. Você pode adicionar os
endereços usando uma regra no iptables a cada vez que houver um pedido
DHCP vindo das máquinas clientes. Para remover do conjunto, você faz um
"cronjob" a cada 2 horas.

Daí, com outra regra, usando "pool match", você só permite o tráfego
daqueles IPs que estão no conjunto.

--
André Carezia
Eng. de Telecomunicações