Re: ejetar pelo botão do cdrom

André Bertelli Araújo wrote:

> Bem, no Linux (em todos os unix?) a coisa funciona assim: enquanto o
> cd-rom estiver montado, não dá pra ejetar pelo botão do drive.
>
> Então vc tem duas opções: ou desmonta o cd-rom primeiro, ou usa um
> "montador automático" tipo o autofs ou o automount, que monta a
> unidade qdo vc tentar acessar o ponto de montagem e desmonta assim que
> ela deixar de ser usada.

> .o.     -=- Arkanoid -=-
> ..o     http://bertelli.endofinternet.net     <><
> ooo     Debian GNU/Linux

Aproveitando a carona nesse assunto, eu gostaria de fazer uma
pergunta: não entendo por que, frequentemente, mas nem sempre,
só consigo desmontar/ejetar o meu CD-Rom como root se o meu
fstab está configurado pra todo mundo poder desmontar/ejetar
(opção USERS). Vejam:

#
<pass>
proc            /proc           proc    defaults                   0      0
/dev/hda1       /winc           ntfs    ro,nls=utf8,auto,owner     0      0
/dev/hda2       /               ext3    defaults,errors=remount-ro 0      1
/dev/hda3       /wine           vfat    uid=1000,umask=007         0      0
/dev/hdc        /media/cdrom    auto    defaults,users,noauto      0      0
/dev/fd0        /media/floppy   auto    rw,users,noauto,sync       0      0
/dev/sda1       /media/camera   vfat    ro,users,noauto            0      0

Alguma idéia?  Isso pra mim sempre foi um mistério, principalmente
devido ao fato de às vezes funcionar e às vezes não. Poderia ser um
problema mecânico no drive (no caso de ejetar), mas recentemente
comprei um drive novo e o mistério continua. Alguma idéia?

Luiz Fernando