Re: off topic - qual versao linux é melhor para iniciantes?

Você quer APRENDER?

Se estiver afim mesmo, pega o Slackware... eu comecei no Linux com Slack 4.0, um desespero, não tinha a menor idéia do que estava fazendo, e passei uma semana lendo documentação antes de conseguir fazer o X (3.2!!!) funcionar no meu Pentium 133.

Claro, depois eu fui para a luz quando encontrei o Debian. Mas o perrengue que eu passei com o Slack me fez muito bem, foi uma terapia de choque mas eu saí mais safo... pelo menos aprender a usar o VI eu aprendi ;-)

Se não estiver afim de perrengue, use o Debian Sarge mesmo ou o Ubuntu. Agora, não vou te enganar... inglês é necessário, e você VAI TER QUE LER MUITO. Isso se você estiver afim de aprender... por quê Linux fácil é aquele que você continua usando como se fosse Windows, e no fundo não aprende nada.

Boa sorte, e bom aprendizado!