off topic - qual versao linux é melhor para iniciantes?

caros amigos, será q vcs poderiam me ajudar a decidir qual linux é o mais facil pra iniciantes? ja me disseram q o curumim seria, nao sei se é verdade. Com esta informação, eu irei sugerir para minha firma para mudar para esta versao ajudado por vcs para serem instalados nos computadores que a loja vende.

obs: gostaria que me ajudassem me respondendo nao pelo fato de vc gostar mais de uma determinada versao mas sim, o que ja escutou, ou q percebeu, ou nos varios teste de versoes q vc tenha feito e vc tenha percebido q tal distro foi mais facil para inicitantes apensar de vc usar uma outra versao pois isto nao pode influenciar na decisao da versao adquada para novos usuários.

cordialmente

rolim