Portas de rede abertas?

  Oi, pessoal,

Não entendo muito de segurança de computadores, mas assumi (sem ter lido isso em lugar nenhum, devo dizer) que instalando o Debian em casa eu poderia me sentir mais ou menos seguro já que a instalação do sarge não iria deixar portas de rede abertas sem que eu solicitasse. Gostaria de saber se eu assumi corretamente. É possivel que meu computador tenha portas de rede abertas para o "público" sem que eu tenha solicitado isso explicitamente? Se é possivel, como faço para fechar todas as portas de rede (meu micro é de uso doméstico, e eu não tenho necessidade de acessá-lo de outros lugares mesmo via ssh, então acho que deixar todas as portas fechadas é uma boa idéia)?

  Obrigado pela ajuda,
  Maurício