Re: Fwd: Problemas com server SQUID, FIREWALL e DHCP

On Mon, 14 Mar 2005 10:09:53 -0300 (ART), Jean Silva
<jeanclaybr@yahoo.com.br> wrote:
>    Só falei do hardware porque o Paulo escreveu que a navegação está
> OK, mas o download não.  Você disse que o Linux suporta bem Até 6MB de
> tráfego nas duas placas com um pentium 100.  Imagine agora que uma das
> máquinas da rede está baixando o jboss (63MB), outra o kernel do linux
> (36MB - linux-2.6.11.2 ) e outra atualizando o Debian via apt-get
> distupgrade (dependendo do quão desatualizada pode ser mais de 300MB).

Er... O que eu quis dizer é que são 6 MB POR SEGUNDO de banda,
desculpa que não ficou claro. Ou seja, o link do cara é de 512 K/s,
muito longe de dar aperto.

> Claro que sua sugestão de verificar qual o gargalo é excelente, mas
> nunca vi em nenhum canto alguém dizer que é uma boa idéia ter tantos
> servidores em uma mesma máquina, tanto por performance quanto por
> segurança.  A não ser que haja razões econômicas para fazê-lo, aí já é
> outra história.

Por questões de segurança é aconselhável deixar os serviços críticos
em servidores separados. Claro que normalmente se tem 1 servidor para
fazer o firewall/proxy e servidores de páginas e email.
Claro que é bom ter memória e velocidade de processamento pra isso,
mas no caso de rede depende só de kernel e processador (em condições
normais de operação).

[]s

--
Jose de Paula Eufrasio Junior <jpejunior@gmail.com>