Re: OFF-TOPIC - Qual a melhor velocidade para gravar CDs?

ola debiam users,
trabalho com gravacao de cd desde o 1x, q demorava ateh mais de uma hora
pra queimar a midia, elas eram azuis/esverdeadas escuras, jah q o laser nao tinha a mesma potencia q tem hj. o tempo foi passando (nem tanto tempo assim, na verdade...) e a velocidade dos gravadores foi aumentando e as midias foram clareando. o q eu notei todo esse tempo, foi q nao adiantava muito gravar acima de 16x (audio) e acima de 24x (dados) pq nao haveria compatibilidade com reprodutores velhos e midis duvidosas. trabalho com audio digital a pelo menos seis anos e sei q o duelo eh entre velocidade de gravacao versus qualidade
da midia.
algumas midias hj usam um involucro filtrante (umas pretas, na real vermelho bem escuro), gravam
bem e parecem ser mais robustas fisicamente.
no estudio fizemos uma vez uma duplicacao de master e foram 100 midias samsung gravadas na velocidade de 36x, perdi 25 q nao leram de jeito nenhum e mais umas 10 q nao liam no diskman q eu uso de teste mas leram em outros aparelhos. e era audio! jah perdi backups q foram gravados em velocidade alta sem verificacao. hj qdo pinta uma midia nova eu testo gravando uma iso de 700Mb (filme) na velocidade mais alta 48x. soh uma sony e uma hp passaram no teste.

Na realidade eu queria mesmo é saber a opinião de quem já grava há
algum tempo, sabe, a manha da aranha :)

Eu não tenho experiência sobre isso, mas notei uns problemas de leitura
ocasionais em cds que gravei no máximo de velocidade, principalmente em leitores
mais velhos. Por isso a dúvida. Tipo, demora para acessar os diretórios
de arquivos.

Usei desde mídia Maxell, Niponic, Arita, Migra e outras da marca
"Diabo", aquelas sem nada escrito.

ehehehe, as melhores q eu vi certa vez eram as Dr. Hank!!! consegui usar todas em 24x.

> lenda...

nao eh lenda. se quiser confiabilidade, use midias q tenham protecao superior (hard label), grave na metade da velocidade max da midia e use verify. pra midias q parecem ter uma protecao com tinta metalica, a umidade dos dedos e alguns tipos de canetas podem deteriorar o aluminio q estah logo abaixo. essas sao as piores midias, normalmente as mais baratas. ah e elas podem vir desbalanceadas tb, o q com o tempo estraga o eixo do
gravador.
espero ter ajudado.

--
emilio