Re:OFF-TOPIC - Qual a melhor velocidade para gravar CDs?

> Pessoal
>
> Peço desculpas pelo off, mas sei que tem gente aqui que manja disso.
>
> Tenho uma gravadora LG cujas velocidades são 52x32x52. Andei lendo por
> ai que seria interessante gravar em velocidades mais baixas (algo como
> 16x) para ter compatibilidade com leitores de CD mais antigos.
>
> A explicação seria que o feixe de laser ficaria mais tempo marcando a
> mídia e por isso seria mais fácil de ser lido por leitores mais antigos,
> pois a marca seria mais profunda. (estou simplificando o que li, não
> lembro os nomes técnicos)

> [...]

Olá Leandro, tudo bem?

Isso não é lenda não, se você analizar bem, vai ver que o cdrecord,
o qual é o programa de gravação por traz das interfaces Xcdroast e
k3b, não grava com velocidades muito altas.

Isso acontece porque o próprio cdrecord preza pela qualidade dos
dados e não pela velocidade.

Um exemplo é quando tento mandar meu LG 40x gravar no máximo e o
cdrecord não passa de 27x.

Eu prefiro mil vezes gravar e copiar cd's no Gnu/Linux do que em
outras plataformas.

--
Igor Abrahão