Re: saída do comando df maluca (tamanhos negativ os de disco)

tirando as crendices de lado.

Isso aconece em versoes antigas dos utilitarios unix.

como ls, df, du (consoletools em geral)

Isso devido ao campo q registra os blocos/kbytes serem registrado em
um tipo de variavel que nao suporta tantos valores.

Em alguns sistemas 32 bits o campo int pode variar, existem
especificacoes de acordo com C99 mas isso eh uma historia longa e
sempre gera discussoes em lista de programacao.

Mas voltando ao seu problema. Em versoes mais novas ele foi colocado
como long int o que permite uma abrangencia bem maior de valores.

O principal motivo da "limitacao" anterior era que os sistemas nao
abundavam de recursos. Logo gastar o DOBRO de memoria para um espaco
de disco q na epoca era julgado como exagerado (coisas acima de 4
gigas), nao era viavel, e se voce precisasse disso voce faria os
patches adequados.

Por isso este problema ocorre em versoes antigas, e nao em novas dos
aplicativos, e somente ocorre quando voce atinge estes limites

Isso me ocorreu na primeira vez que trabalhei com alta capacidade,
linux e xfs a cerca de 5 anos atras.

Onde um ls -l retornava valores absurdos. Uma simples modificacao em
alguns codigos resolveu o problema.

Espero ter sanado mais uma crendice.. e seu hd certamente nao esa
ruim. Senao ele estaria retornando as mensagens de erro referentes a
isso na sua console