Re: Debian Travando

On Tue, Jan 11, 2005 at 10:13:38PM -0200, Marcos Vinicius Lazarini wrote:

> Jah tentou usar o memtest86? Tem um (dois no caso) pacote no debian...
> tenta os pacotes memtest86 e o memtest86+
>
> BTW, tenho um pente 128 MB que estah esperando uma oportunidade pra testar
> o patch do BadRAM - alias, achei fantastica essa ideia!
> http://rick.vanrein.org/linux/badram/
>
> --
> Marcos

Tenho o memtest instalado na máquina. Com entrada no grub e tudo. Tinha
esquecido disso (da funcionalidade do memtest). Nas poucas vezes que
tentei usar, só para teste, fiquei
impaciente para esperar as 24 horas. Agora, não tenho muita escolha,
até para ver se é memória mesmo o problema.

E sobre o kernel-patch-badram, não tinha pensado em usar, mas pode ser
uma boa solução. Já tinha lido algo sobre ele, mas sempre me pareceu
gambiarra. Agora vou testar para valer.

E lá se vão uns dois ou três dias, compilando kernel, aplicando patch,
etc. A experiência já me mostrou que essas "jornadas" sempre ensinam
muito, mas dificilmente tudo dá certo de primeira...mas ainda é melhor
que jogar 128 MB inteiros no lixo, se for o caso.

Já li alguns docs do kernel-patch-badram e do memtest86+, *muito no
ligeirão*.

Deixei rodando o memtest e *amanhã vou ler mais sobre o assunto*. Mas
desde já fiquei com uma idéia martelando na minha cabeça:

Tenho 1 pente de 128 MB. Normalmente compartilho 16 ou 32 com o vídeo
onboard. A placa é uma (aaaaaaaaaahhh) pcchips. Sim, sou um indigente
digital...

Ao rodar o memtest ele acusa apenas a memória que NÃO é compartilhada.
E se o erro estiver na parte que ele não reconhece, porque está
compartilhada? Vou pesquisar para saber como as mobos fazem isso. Será
que pegam o início do pente? Será que pegam aleatoriamente? Vou
procurar.

Hum, tive a grande idéia de colocar na bios a quantidade de memória
compartilhada para "None". 8~(  Vocês são capazes de imaginar o que tive
de fazer depois, não é?

Bom, passada a trabalheira, religuei a máquina e agora está rodando o
teste.

Valeu pelas dicas colegas.

Leandro

--