apt repositorios

ola a todos
conheço alguns sabores linux ( conectiva,suse.mandrake,fedra...) e agora estou usando o debian mais para teste
sou tecnico em informatica e tive uma certa dificuldade em resolver problemas com apt no debian não consigo fazer
apt-get update coisa que em outras distro não tive problemas
troquei varios repositorios mas ainda não funcionou
gostaria de saber se alguem poderia dar-me uma solução com refencia aos repositorios que sejam validos