Re: Volume

Olá Gruillermo, Flávio e Tavares
Obrigado pela ajuda.

Gostei do alsactrl. Não o conhecia. Apesar de não ser o que
estava procurnado vai me ajudar. De qualquer maneira ainda não resolvi meu problema mas já avancei um pouquinho
Vou passa o que fiz e assim talvez possam me ajudar . Além
de precisar iniciar o som em um dado volume, as vezes até
sem som, preciso também iniciá-lo e alterar seus controles
remotamente e sem a intervensão de usuários. Nas minhas
pesquisas, abri o kde e chamei o kmix. Abri outro terminal e
chamei o alsamixer. Percebi que se alterasse os controles
no kmix, em tempo real, também eram alterados no alsamixer.
Mas, o crontrário não ocorria. Percebi que quando entrava no
kde os controles estavam da mesma forma de quando sai da
última vez, mesmo que os alterasse com com o alsamix antes
de entrar no kde. Notei também que(sem usar o modo gráfico, apenas texto), se alterasse os controles com o alsamix, "rebootasse", ao retornar os controles voltavam para um valor
padrão, independente das alteraçoes que fiz antes de sair.
KDE e ALSA se comportam de modo contrário. Claro então,
ALSA e KDE possuem arquivos de configuração diferentes.
O ALSA respeita o KDE, mas o KDE não respeita o ALSA, mas
como o ALSA respeita o KDE, então deve existir um outro arquivo
comum aos dois. O ALSA foi fácil. Quando o Flávio falou do
alsactl, li seu man e lá fala que esse comando serve para gravar os valores atuais em /etc/asound.state. O KDE também
foi fácil. Como cada usuário possui configurações de volumes
diferentes, obviamente este arquivo entaria em /home/.kde.
Copiei o .KDE para .KDE.old. Alterei os controles e fíz um diff
achando em /home/.kde/share/config/kmixctrlrc. E o arquivo
comum aos dois? Depois de ficar procurando em variáveis de
ambiente me veio à  cabeça que poderia estar no /proc.
"Fucei" e lá estava. /proc/asound/card0/codec97#0/ ac97#0-0+regs.
no meu caso. Deve variar de placa para placa de som.
Alterações nos botões alterm diretamente este arquivo.
Bom, achei que meu problema estava resolvido, pois já
alterei e altero normalente arquivos no proc com cat e echo.
Mas nesse caso não está funcionando. Quando emito o
comanto cat arquivo-alterardo > /proc/..../ ac97#0-0+regs,
me é retornado a mensagem de que  ac97#0-0+regs é
um dispositivo inexistente. Vocês sabem se há uma forma
de alterar os controles em /dev/mixer diretamente? Valeu sluiz
OBS: Porque preciso disso ? Bom acho que tem mill
       utilidades, mas agora estou tentando desenvolver
um sistema de comunicados de voz para usuários de uma rede. Se quiserem posso explicar melhor.