LDAP - problemas objetos com muitos atributos

Pessoal,

Nesses últimos dias tenho enfrentado problemas com o OpenLDAP no Debian.

Estou configurando um servidor Samba PDC com backend LDAP. Atualmente tenho cerca de 3000 usuários que estão sendo criados através de um script que utiliza os comandos do pacote smbldap.

O problema é que, depois de adicionar uns 1000 usuários o sistema começa a ficar muito lento.

Investigando pude constatar que o problema está no momento em que o smbldap-useradd adiciona um atributo memberUID a um grupo secundário que já possui muitos atributos memberUID.

É impressionante que, para cada adição de um novo attributo memberUID, o ldap (BDB) gera cerca de 3.5 MB de log (log.00000000*).

Atualmente estou usando o Debian Sarge, com as últimas versões stable da libdb 4.2 (versão 4.2.52-18), e do slapd (2.2.23-8).

Queria saber se alguém já passou por algo assim antes. Alguém administra algum servidor samba com ldap e tem muitos usuários? Alguém com experiência em ldap poderia me dizer se isso é uma característica ou uma limitação das versões dos softwares que estou usando?

[]´s

E obrigado a todos.

Ariel