[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Clonar HD SATA em HD IDE



Tiago Meireles wrote:
O dd copia byte a byte, o que nao e o melhor, pois deve acertar a criar as partiçoes do mesmo tamanho exactamente. Eu criaría uma nova tabela de partiçoes similar no hd ide, criaría os filesystems, copiaría com rsync ou cp -a todos os arquivos (a forma mais segura de todas) de cada partiçao, update-grub ou lilo, e pronto. Só tem que fazer isso uma vez; depois clona desde este hd ide aos outros ide. Fazer um dpkg -i (ainda automático) de tudo cada vez é trabalho de mais; copiar cada byte de um disco a outro é também mais que o que se deve, salvo que os discos sejam exactamente iguais.

Opa... esperança!
Então deixa eu lhe perguntar sobre os procedimentos... deixar as partições prontas e formatadas é o suficiente pra iniciar a cópia dos arquivos? Mesmo com essa luz que me deu tenho dúvidas quanto aos passos a seguir para que consiga. Poderia tentar me passar um step-by-step para que eu consiga fazer isso com segurança?

Instale um disco sata pronto e um disco ide vazío na mesma máquina. Importante: o disco ide tem que ser o master da primeira ide, é dizer, tem que ser hda (não hdb ou hdc). A forma mais fácil de fazer esto é com un live-cd, como o knoppix.

Crie a tabela de partições no disco ide. Não é necessário que seja igual á do disco sata; somente que cada partição que crie possa conter os arquivos que tem a correspondente partição do disco sata.

Crie un sistema de arquivos (mke2fs, mkreiserfs, etc) em cada nova partição do disco ide, salvo na partição swap, nela que deve fazer mkswap.

Monte uma a uma as partições do disco sata e copie os arquivos na partição correspondente no disco ide. Com cp -a va bem. Uma coisa mais o menos assim:

for i in 2 3 4
do
   mount /dev/sda$i /mnt/sata
   mount /dev/hda$i /mnt/ide
   cp -a /mnt/sata/* /mnt/ide/
   umount /mnt/ide /mnt/sata
done

Com isso já tem todo o disco copiado. Agora faltam dois coisas.

Monte a partição que tem o sistema de arquivos raiz do disco ide e mude no /etc/fstab todos os sda a hda. O mesmo no /boot/grub/menu.lst.

E finalmente deve instalar o grub no mbr. Faça o seguinte:

mount --bind /dev /mnt/ide/dev
mount --bind /proc /mnt/ide/proc
chroot /mnt/ide /bin/bash
grub-install
exit
umount /mnt/ide/proc
umount /mnt/ide/dev

¿Para qué todo isso? Os mounts cheian o /dev e o /proc do sistema de arquivos do disco ide, para poder executar comandos nele. O chroot faz que o disco ide seja o root temporáriamente. O grub-install instala o grub no mbr do disco ide. O resto deixa todo como estava antes.

Logo desmonte todo e reinície do disco ide. Deveria funcionar. :)

Se tem mais dúvidas escreva-me, que eu gosto de ajudar. Espero que o meu portuñol se entenda bem hehe. :)

--
Guillermo Pereyra Irujo
Tandil, Argentina



Reply to: