[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Clonar HD SATA em HD IDE



Guillermo Pereyra Irujo escreveu:

Tiago Meireles wrote:

Tiago Meireles escreveu:

Pessoal,
Há algum tempo atrás tive que clonar HDs SATA e fizemos através do DD, tirando os capítulos a parte com o grub o clone foi um sucesso. Mas agora temos que copiar essa mesma imagem pra rodar em máquinas com HD IDE. Visto que proceder a mesma instalação do zero é inviável pois demanda muito tempo e trabalho, gostaria de obter instruções de qual seria a melhor forma pra gerar essa imagem, pois não será possível simplesmente clonar os HDs. Existe alguma forma de se conseguir isso?

Grato a todos
Tiago


É, realmente com o dd não funcionou, a tabela de partições não foi criada como de SATA pra SATA. Não tenho conhecimentos profundos sobre a estrutura do linux, então lhes pergunto: Se eu criar a estrutura de partições no IDE do mesmo jeito que está no SATA e fizer o dd de partição pra partição, depois editar o /etc/mtab,fstab e /boot/grub/menu.lst , pode funcionar? Tem lógica isso?


O dd copia byte a byte, o que nao e o melhor, pois deve acertar a criar as partiçoes do mesmo tamanho exactamente. Eu criaría uma nova tabela de partiçoes similar no hd ide, criaría os filesystems, copiaría com rsync ou cp -a todos os arquivos (a forma mais segura de todas) de cada partiçao, update-grub ou lilo, e pronto. Só tem que fazer isso uma vez; depois clona desde este hd ide aos outros ide. Fazer um dpkg -i (ainda automático) de tudo cada vez é trabalho de mais; copiar cada byte de um disco a outro é também mais que o que se deve, salvo que os discos sejam exactamente iguais.

Opa... esperança!
Então deixa eu lhe perguntar sobre os procedimentos... deixar as partições prontas e formatadas é o suficiente pra iniciar a cópia dos arquivos? Mesmo com essa luz que me deu tenho dúvidas quanto aos passos a seguir para que consiga. Poderia tentar me passar um step-by-step para que eu consiga fazer isso com segurança?

Ficaria imensamente grato.
Abraços
Tiago



Reply to: