Re: RES: Clone de micro = ghots

Datacom - Tavares wrote:

On Sat, 2005-11-05 at 02:13 -0200, Marcos Vinicius Lazarini wrote:
Bom, eu soh uso ext2 por algumas razoes:
- Nao preciso me preocupar com journaling e as cacas que podem acontecer
com o FS devido a eu ter, em algum espaco de tempo, um jornal diferente
do estado do FS.
- Minha maquina nao dah crash.. Raramente ocorre.. Nao preciso do
jornal..
- Jornal eh otimo para recuperacoes rapidas sem ter que verificar o
disco todo, nao eh o meu caso.. Quando isso acontece, prefiro esperar e
nao me preocupar..
- Com jornal o desempenho cai.. Como nao preciso de jornal, posso ter
mais desempenho.. :)
- E o principal motivo: uso nobreak e o linux congela 1x a cada 3 meses
numa maquina que fica up 24hs por dia e que eu executo todo tipo de
coisa nela.. :)
Nao preciso de journaling.. :)
- Ah, posso usar write cache! Ganho mais em desempenho sem perigo de ter
um jornal diferente do estado do FS caso haja um crash.. (write cache e
jornal eh uma das coisas mais perigosas que existe!) :)

Vc menciona várias vezes inconsistência do jornal com o FS. Nunca vi isso acontecer, com o write-cache off. Isso só acontece no caso do hibernate?

Isso acontece no caso de usares write-cache on e teres um crash..
Isso acontece se modificares o FS e mandares a maquina hibernar antes de
ela propagar as alteracoes para o jornal.

Um simples 'sync' antes de hibernar não resolveria esse problema?

--
Marcos