Re: RES: Clone de micro = ghots

On Sat, 2005-11-05 at 02:13 -0200, Marcos Vinicius Lazarini wrote:

> Bom, isso eu não confirmo nem nego, mas é plausível. Só não sei o quanto
> isso iria afetar a performance do sistema, sem mencionar o risco de perder
> mais informação do que gostaria (se na hora que ele está abrindo espaco pra
> gravar algo e o processo não termina? Nessa hora vc tem dois arquivos pela
> metade e não apenas um)

A performance do sistema eh muito degradada a medida que o disco fica
quase cheio.

Se voce estah abrindo espaco para gravar algo e o processo nao termina
voce tem as seguintes acoes:
- move arquivo em lugar indevido para outro lugar.
- escreve no disco novo arquivo.
Quando voce move, voce copia e depois apagar.. Na primeira operacao voce
nao tem a possibilidade de perder informacoes.

> Vc menciona várias vezes inconsistência do jornal com o FS. Nunca vi isso
> acontecer, com o write-cache off. Isso só acontece no caso do hibernate?

Isso acontece no caso de usares write-cache on e teres um crash..
Isso acontece se modificares o FS e mandares a maquina hibernar antes de
ela propagar as alteracoes para o jornal.

> Agora, depois de todas as reinstalações e os paus causados pelo rompimento
> do delicado equilibro em que o ext2 vive (que presenciei), não fico nem um
> pouco seguro guardando meus dados em partições ext2, por mais no-break e
> bateria que eu tivesse...
> Tipo /home em reiser, xfs, etc.
> o resto pode mandar qquer coisa, depois eu uso o rsync pra restaurar o
> backup ;-)

Jah recuperei varios FAT32 com o NDD e as chances de recuperacao sao
maiores do que do ext2, realmente.. :)

> Isso eu nao sei dizer, mas tenho um amigo que tem um laptop com
> suspend-to-disk funcionando a um bom tempo e nunca reclamou de nada...

haha, pois eh, usar linux em laptops eh um pouco delicado..
Existem 500 modos (tuning) para economizar energia, etc, etc.. Mas pra
isso o cara deve querer usar o laptop como um laptop!

A maioria se satisfaz usando um laptop como um desktop e
subutiliza/ignora os recursos adicionais oferecidos :)

--

[]
JA Tavares