Re: particao DOS

Em Ter 15 Nov 2005 16:09, Rafael Evangelista escreveu:
> Olá
>
> O comando infeliz que dei foi:
> mkfs.vfat - F 32 /dev/hda5

Bem, os dados do hda5, a princípio, já foram perdidos. Mas o problema agora é
o hda6, não?

> Depois disso, ao iniciar, ele se recusa a montar a hda6 e me pede para
> executar:
> e2fsck -b 8193 /dev/hda6
> ...que resulta em nada

Talvez fosse útil você passar a saída exata do boot e do e2fsck.

> [...]
>
> Minor      Início                      Fim                        Tipo
>               Sistema de arquivos     Sinalizador
> 1              0,031                    41088,120             primária
>          ntfs                               boot
> 2               41095,964            46916,389            primária
>       linux-swap
> 4               46916,389            68684,150            extendida
>
> 5               46916,420            59145,556            lógica
>        fat32
> 3               68684,150            76316,594            primária

Aparentemente a partição hda6 não existe mais. No entanto, o espaço dela
continua disponível (de 59??? a 68684,150). O que significa que você tem
alguma chance de recuperá-la. Como não sabemos o que aconteceu com ela, e uma
das possibilidades que deve sempre ser levada em consideração é falha no
hardware, acho que a primeira coisa a fazer é fazer um backup de todos os
dados importantes que você tenha nas outras partições (windows inclusive).

Aí você começa a pensar no que fazer para recuperar a hda6. Pergunta: você tem
alguma cópia da tabela de partições (por exemplo esta saída do parted acima)
antes de todo esse problema? Isso pode ajudar muito.

Caso você tenha esses dados, o que você deve fazer é recriar uma partição no
mesmo lugar, com o mesmo tamanho, com o cuidado de *não* criar um sistema de
arquivos, de forma que o antigo fs seja utilizado. Após a criação da
partição, monte como read-only e faça imediatamente um backup dos seus dados.
É claro que, a partir de agora, antes e depois de qualquer modificação da
tabela de partições você vai sempre imprimir a tabela.

Caso você não tenha esses dados, tem um pacote debian chamado testdisk que
procura por partições existentes num disco. Após achar o começo da partição,
siga os mesmos passos. Você poderia também tentar indicar ao parted para
criar uma partição começando em 59145,556 e indo até 68684,150, acho que é
bem possível que funcione (ele vai automaticamente escolher um começo e um
fim um pouco diferentes, e é possível (provável??) que coincida com a
partição anterior.

Mas ATENÇÃO: nunca tive esse tipo de problema, e recomendo que você espere
outras opiniões aqui da lista ou tente conseguir mais ajuda na lista do
parted na internet (que é infelizmente somente em inglês), ou em outros
locais. Quando precisei consegui ajuda na lista do parted mais ou menos
rápido.

Boa sorte,

tiago.