Re: aptitude dist-upgrade quer remover 103 pacotes!

* Guilherme M. Gondim (semente@gmail.com) wrote:

> Existe o keep sim, não sei na versão do seu aptitude. Eu uso Sid. em
> `man sid' e no help da interface texto do aptitude tem.

Eu, quando quero sair destas situações, adoto o procedimento de mandar
instalar os pacotes que o aptitude quer remover. Na verdade ele só os
quer remover porque ele não sabe o que se quer fazer com o pacote,
portanto ele "pensa" que eles não estão sendo usados porque os pacotes
que demandaram a instalação deles foi removido. Algo como o deborphan.
Exemplos de como isso acontece: no caso de se instala um pacote com o
apt-get, ou seja, misturar apt-get e aptitude, ou remover poacotes com
apt-get que foram instalados pelo aptitude.

No caso do post original, basta selecionar com o mouse a lista dos 103
pacotes que o aptitude quer remover, abortar o processo tecnando 'n' e
então fazer um aptitude install e colar com o botão do meio do mouse
a lista de pacotes que ele disse que ia remover (dependendo da
configuração do terminal, deverá se usar de um editor de textos para
tirar as quebras de linha da lista de pacotes) .
Então ele vai fazer todo o processo de reconstrução da database e não
vai instalar nada, pois estes pacotes de fato já estão instalados, e da
proxima vez não ameaçará mais remover estes pacotes, pode se fazer o
aptitude dist-upgrade normalmente.

Pode ser que numa versão futura o aptitude lide melhor com isso, ou que
venha com uma nova feature que permita o usuário atualizar a lista de
pacotes instalados e suas interdependências na mão, pois não é porque eu
removi o abiword-gnome que o gnome deixou de ser usado! Pode ser que
isso já exista e a gente nem saiba ...

[]'s
--
"Esta mensagem, incluindo seus anexos, não contém nenhuma informação
confidencial, pois se fosse pra ter não poderia ser trafegada por e-mail