Re: Re: aptitude dist-upgrade quer remover 103 pacotes!

Em Tue, 08 Nov 2005 08:07:31 -0200, Rodrigo Dreher escreveu:

> Então o jeito agora vai ser só apt-get e apt-get upgrade...
> Aptitude nem pensar... hehehe
> A real mesmo é padronizar como acho q alguém falou... se começou um
> sistema usando apt-get... usa só apt-get... se começou com aptitude...
> só aptitude...

Não, desnecessário. Dá sim pra passar a usar o aptitude. Você tem que
marcar esses pacotes como se tivessem sido instalados manualmente. É uma
prática fazer isso também quando você quer remover um pacote e
deixar os que dependem dele.

Você tem 3 maneiras de fazer isso:

1. Instalando-os com aptitude

  # aptitude install <pacotes que quer manter>

2. Marcando como automaticamente instalados

  # aptitude unmarkauto <pacotes que quer manter>

3. Usando a interface. Como são 103 pacotes, por esse frontend é mais
prático. Digite apenas:

  # aptitude

Na interface do aptitude, digite 'u' para atualizar a lista de pacotes,
'g' para dar um dist-upgrade, aí vai aparecer as tarefas a serem
executadas, marcando pra remover esses 103 pacotes (fica roxo esses
pacotes). Bom, você pode pressionar '+' (instala) em cima de cada um
desses ou 'm' (marca como manualmente instalados).

Eu tenho minhas dúvidas de como o 'm' vai se comportar em ambos os casos
(não testei, desculpa), tente como o 'install' (+) primeiro.

Ah!

4. Leia o manual! :-P

$ man aptitude

É isso,