Re: [OFF-TOPIC] curta (documentário ou ficção) a respeito de Software livre

Eu não fico a vontade contribuindo tanto com esse off-topic, mas como
muita gente não sabe disso, vamos lá...

On 10/27/05, Leandro Ferreira wrote:
> Outra coisa, mostrar um filme (legal) aos alunos não entra no uso
> doméstico? Ou doméstico é apenas dentro de casa? Puxa vida, se mostrar
> um filme legal, locado legalmente, a uns 20 alunos é ilegal, então, fica
> difícil trabalhar com esse tipo de conteúdo.

Não entra em uso doméstico, aliás isso está bem claro na mensagem de
advertência que é apresentada no início dos DVDs. Coloque um, dê pause
e leia com atenção - uso doméstico é somente dentro de casa.

Realmente fica difícil trabalhar assim, daí surge todo esse movimento
contra as patentes e direitos autorais na forma como eles são hoje. Só
o que se pode fazer é conscientizar as pessoas - quando muita estiver
revoltada com isso, as leis podem mudar.

Mas convenhamos, os indicadores apontam para um futuro ainda pior. Até
que ponto é legal ter no seu micro programas para tocar MP3, DivX,
WMA, WMV sem pagar licença? Por que os fabricantes de som insistem em
MP3 e WMA ao invés de OGG? Será que no futuro teremos que pagar
licenças de decodificação (além dos eventuais direitos autorais)
sempre que quisermos ler, ouvir ou ver?

> E pagar a quem para mostrar "Procurando Nemo" a alunos de jardim de
> infância? A quem se paga isso? Sinceramente, não tinha idéia de que era
> assim. Nunca vi um professor pagar para mostrar um filme a seus alunos.
> Sou professor, fiz universidade pública, vi filmes durante o curso e
> nunca me falaram disso. Uma das professoras era doutora pela Sorbonne,
> uma senhora espanhola, e estou certo que ela ignorava esse detalhe.

Existe uma associação de cinema paracida com o Ecad (não estou
lembrando o nome agora), para quem supostamente as locadoras de vídeo
tem que pagar, que repassa dinheiro para as distribuidoras de filmes
no país, que por sua vez deveriam repassar dinheiro para quem
distribui o filme no país de origem, que supostamente repassa dinheiro
para quem fez o filme. Eventualmente, as pessoas que realmente
trabalharam podem até receber alguma grana. :)

--
Bruno de Oliveira Schneider
http://www.dcc.ufla.br/~bruno/