Re: envio de mensagens diretamente, sem "smarthost"

Em Ter, 2005-11-01 às 02:12 -0200, Marcos Vinicius Lazarini escreveu:

> Não peguei essa de formulário, mas deve ter algo a ver com a linha discada...

Quis dizer o campo "from" do e-mail, que não seria reescrito no caso de
eu querer usar um endereço diferente do que uso no provedor.

> Sim.
> (Resposta nível china ;-)

Esta é a melhor resposta para esta pergunta, se ela estivesse sozinha no
corpo da mensagem seria suficiente ;)

> Seria o mais fácil... Ou procure algum servico de e-mail que ofereca SMTP
> (yahoo tinha há muuuuuito tempo atras)

O gmail oferece e até achei um jeito de fazer, instalando um smpt server
especifico para isso e colocando o mutt para usar ele, mas desisti.

> A questão não é usar ou não smarthost - é o problema do DNS que o Keny falou.
> Simples, compre um domínio (da Fapesp, ICANN, etc) e atualize o DNS para que
> a resolução direta e reversa apontem pro mesmo IP (claro, tem q colocar o
> registro do MX em algum lugar aqui e outros detalhes). Ai basta usar no
> remetende do e-mail esse domínio e mandá-lo através da maquina que tem esse
> IP do DNS que estará tudo resolvido nesse quesito. Obviamente, vc terá
> vários novos problemas nas outras áreas (ip dinâmico, autenticação, atraso
> do DNS, etc etc)...

Como disse, comprar um FQDN não é minha prioridade agora. Pode ser daqui
a pouco se meu projeto de "educação a distancia" prosseguir. Já tenho 30
alinos de literatura para este vestibular :)

> [...]
> bate com o do dns), mas parece que isso não é mandatório... afinal, é spam
> (no conceito deles) e pq vc iria fazer o protocolo todo certinho?
> Eu acho que faz até um certo sentido, pois vc canaliza todos os e-mails de
> saída por um lugar e apenas nesse lugar vc faz as devidas verificações
> (virus, filtros, etc), sem ter q ficar mexendo em todos os clientes a cada
> mudança.
>
> O meu '486-gateway' de casa tem o exim configurado redondinho pra fazer a
> entrega e o relay dos meus e-mails, mas não pude usá-lo devido a exatamente

Resolvi usar o smarthost do provedor, já que sou obrigado a ter um por
causa do velox. Por hora estou usando o Evolution e desliguei o exim,
pelo menos até eu aprender como colocar ele para autenticar no smarthost
com atutenticação plain text.

O que eu não queria era usar smarthost, pois dá uma sensação de
dependência sendo que eu e minha distro podemos fazer bem o serviço.
Ainda mais pela justificativa: barrar worms que se auto espalham-se a si
mesmos a partir de máquinas windows.

É por isso que eu satanizo a M$ e tudo o que ela representa, seus
usuários e seu dono, pois eu que não uso essa praga tenho de ser
cerciado em minha liberdade porque o sistema operacional produzido por
ela e a cultura de uso de TI difundida por ela faz com que pragas
virtuais se multipliquem a partir de falhas que nunca são corrigidas,
porque são intrisecas ao sistema, e de usuários promiscuos, porque não
sabem diferenciar o O de um 0.

--
"Esta mensagem, incluindo seus anexos, não contém nenhuma informação
confidencial, pois se fosse pra ter não poderia ser trafegada por e-mail