envio de mensagens diretamente, sem "smarthost"

Ha tempos, desde o acesso discado, que tenho em minha máquina o exim
configurado para enviar mensagens diretamente. Para fazer com que meu
e-mail ficasse como no formulário, adiciono meu usário na linha "trusted
users" no exim. Desta forma "driblava" a necessidade de ter um FQDN como
nome do meu sistema de mensagens.

Mas de uns tempos pra cá reparei que certas mensagens não chegavam a
alguns destinatários. Este fim de semana me dediquei para ver o que
estava acontecendo, e reparei que eram usuários de tres provedores
específicos.

Como não recebia mensagem de erro, e o log do exim não tinha nada,
liguei para o suporte técnico de um deles para comunicar o problema, e
foi a conta de mencionar que uso gnu/linux e envio mensagens diretamente
de meu SMTP para ele encontrar a razão do problema: os provedores de
acoesso estão bloqueando o envio de mensagem sem smarthost! Disse ainda
que isso era uma medida de segurança, pois alguns worms se instalavam nas
máquinas infectadas com seu proprio SMTP e esparramavam vírus por toda a
rede, e que isso já já se tornará default em todos provedores de
internet.

Alguém aí já teve este problema?

Bom, como não tenho um FQDN, e nem vou comprar um, o que seria mais
aconselhavel? Realmente trerei de ter um provedor para usar smarthost?
Será que um registro tipo no-ip.org redirecionando pra minha máquina
seria suficiente?
Como fazer para que não seja detectado que não uso smarthost ???

Gostaria de abrir este debate e ver as possíveis soluções.

[]´s
checked by Debian GNU/Linux <http://www.debian.org>.