Re: [SOLUÇÃO] Senha de root, como remover ou resetar?

Faça o seguinte:

1 - Gerenciador de boot lilo:
1.1 - Quando aparecer a tela para escolher o sistema para dar boot, escolha o linux que quer mudar a senha, mas supor que seja "Linux", digite:
            Linux init=/bin/bash vga=normal rw
1.2 - Quando aparecer o prompt, provavelmente vai ser o bash, verifique se o ponto de montagem "/" está como "rw", digitando mount.
             Caso não estaja, digite:
             mount / -o remount,rw
             OBS: Se você instalou várias partições, exmplo:
                       hda1=/boot
                       hda2=swap
                       hda3=/
                       hda5=/usr
                       hda6/home
                       hda7=/home/root
hda8=/var Você terá que montar tb a partição "/usr", neste exemplo:
                      mount -t <tipo_file_system> -o rw,exec /dev/hda5 /usr
     1.3) Mude a senha do root:
            passwd root
2 - Gerenciador de boot grub:
2.1 - Quando aparecer a tela para escolher o sistema, escolha o sistema linux, e aperte "e", edição, e em seguida, selecione a opção "kernel", e aperte "e" de novo.
            No final da linha, coloque a mesma coisa que no lilo:
            init=/bin/bash vga=normal
    2.2 - Siga os os passos 1.2 e .13.

Prontinho, resetado a senha de root.
Um abraço,
Ivan Santos

PS: Se tiver senha no gerenciador de boot, vai ter que usar um liveCD mesmo, ou tirar o hd e montar em um outro sistema, montar a partição "/", dar um chrrot neste diretório e alterar a senha do root.
Marcelo H. escreveu:

pois eh.....
uma fez precisei trocar a senha do root tb.....eu apenas dei boot pelo cd do kurumin......montei o disco que queria....editei o arquivo /etc/shadow (se nao me engano)......dae apaguei a senha q tava criptografada..... dae dei boot normal.....entrei como root....(nao pediu a senha)....dae mudei a senha e ficou tudo susse.... falowz...

*/Guilherme Rocha <guilherme.consultor@gmail.com>/* escreveu:

    Em 02/11/05, Mario Sergio escreveu:
> [...]
    > -selecione a linha do kernel, com as teclas de seta também
    > -digite "e"
    > -apague tudo depois da informação do kernel e da partição root,
    não se
    > preocupe pois isto não será salvo no arquivo grub.conf
    > -insira "rw init=/bin/bash"
    > -digite "b"
    >
    > antes:
    > "kernel /boot/vmlinuz-2.6.13 root=/dev/hdb4 ro vga=791
    splash=silent quiet"
    > depois
    >
    > "kernel /boot/vmlinuz-2.6.13 root=/dev/hdb4 rw init=/bin/bash"

    pessoa, muito obrigado, fica aí registrado,
    a dica do Mário funcionou muito bem. =)

    As outras sugestões tb forma muito boas, mas tava sem live cd aki e a
    máquina tem GRUB como gerente de boot.

    Obrigados a todos!!!

    --
    Guilherme Rocha