Re: Prompt do bash

On 10/26/05, João Salvatti wrote:
> já pesquisei na internet e em alguns tutoriais sobre o bash mas não
> consegui nada que realmente me ajudasse. Gostaria de saber se tem como
> alterar o indicado de posição (na verdade não sei o nome daquele
> negócio direito), mas vou exemplificar:
> salvatti@ostra:~$ | <-- esta barrinha ai que fica no xterm que
> conforme a gente vai digitando ela vai se movendo mostrando a nova
> posição da tela, acho que é o cursor da letra, não sei direito, mas
> gostaria de saber se tem como deixá-la igual nos consoles desse jeito:
> salvatti@ostra:~$ _ <-- agora ele esta embaixo. Tem como modificar
> [...]

Esse negocinho que pisca e indica a posição do próximo caracter se
chama cursor. A forma do cursor não tem nada a ver com bash ou com o
prompt ou com a váriavel do bash que controla o prompt (PS1). A forma
do cursor é definida pelo terminal.

Fazendo uma busca rápida no google, achei o seguinte:

que mostra que normalmente não é possível fazer o que você quer no
xterm, mas já existe um patch para isso e então esta opção deverá
estar disponível nas próximas versões do xterm.

Eu uso o rxvt que aparentemente já permite fazer isso na última versão
(que ainda não foi para o Debian Etch).

Talvez seja possível fazer isso em algum outro terminal gráfico... É
preciso pesquisar para descobrir.

--
Bruno de Oliveira Schneider
http://www.dcc.ufla.br/~bruno/