Problemas com varios programas ao tentar abrir nova janela

Olá. Estou com um problema meio estranho aqui. Uso Debian-br-CDD atualizado como "testing".
Tudo esta atualizado no sistema, menos o portmap que fica em espera eterna quando tento atualizar.

Sempre que tento fazer certas ações o programa em questão trava e tenho que dar kill, entre as ações estão :
Tentar abrir um arquivo no Gimp ou Abiword ou OpenOffice ou varios outros programas similares (é so clicar em "Abrir..." que ja trava)
Tentar receber um arquivo no Gaim
Tentar dar um "Abrir" ao baixar um arquivo pelo FireFox

Da pra ter uma ideia que o uso do meu micro se tornou um tanto restrito... nao queria formatar então peço ajuda pro pessoal : o que pode estar errado ? Eu nao faço a menor ideia..

Obrigado.

--
Restos de Nada <mfdavid@gmail.com.br>
Area Livre: http://arealivre.homelinux.org:3000