Re: [Resolvido] Fwd: Recuperação Debian CDD-BR no Windows XP

Bom... como eu brinco disso bastante, percebi que nem sempre é tão
fácil assim. Segue um pequeno "how-to" um pouco mais detalhado:

Inicie por qualquer Linux que lhe permita montar a(s) partição(ões).
No caso do CDD, se não me engano, os discos ficam disponíveis quando
você chega na seção do particionador da instalação.

Enfim... supondo que sua raiz do Linux seja /dev/hda2, uma vez lá, faça:

# mount /dev/hda2 /mnt

Ou talvez seja necessário fazer algo como:

# mount /dev/discs/disc0/part2 /mnt
(não lembro muito bem desta estrutura, talvez seja /dev/ide/discs/)

Após montar, você deverá montar o sistema de arquivos virtual /proc:

# mount -t proc proc_chroot /mnt/proc

Agora, vamos entrar lá:

# chroot /mnt

Uma vez na raiz, se você for instalar o GRUB (não tentei com Lilo
ainda), faça o seguinte:

# cp /proc/mounts /etc/mtab

Lá, edite o arquivo mtab para que ele reflita a "realidade" da sua raiz

# vi /etc/mtab

Lá, deverá ter algo como:

/dev/hda2 / ext3 rw 0 0
proc_chroot /proc proc rw 0 0

... e eventuais partições necessárias, como /boot, /usr, etc (mas
nesse caso apenas a /boot será necessária para montar, caso seja outra
partição)

Após ter editado o arquivo, faça o seguinte comando:

# grub-install --no-floppy /dev/hda

Isto fará com que o grub seja instalado no Master Boot Record, o tal MBR.

Mas pode ser que, devido ao Windão ter dominado seu MBR, ele pare de
funcionar. Então, sugiro que você instale em /dev/hda2 (no caso, a
raiz do seu Debian):

# grub-install --no-floppy /dev/hda2

E, por último, não se esqueça de deixar a partição /dev/hda2 como
ativa, e apenas ela, para boot.

--
Eduardo Costa Lisboa