Re: acentuação em nomes de arquivos: como conviver com isso???

Em 21/10/05, china@gmail.com<china@gmail.com> escreveu:
> Desde que trabalho com computadores, nunca dei bola para acentuação em
> nome de arquivos, porque isso simplesmente não existia!

Ah, eu também. Mas se pra nós aqui a falta de acento num nome de
arquivo é uma mera inconveniencia, para os falantes de linguas que
usam outros alfabetos, a situação está muito próxima da
insuportável...

> De uns anos pra cá, coincidentemente com a popularização do windows e
> tudo de ruim que ele significa, os nomes de arquivos acentuados se

Não tem _só_ a ver com o windows, mas também e principalmente com
sistemas mal-configurados que teimam em mandar informações pela rede
codificadas com 7 bits!!!
Isso é um resquício das priscas eras antes da invenção da tecnologia de locales.
Pra vc ter uma idéia, com 7 bit é impossível representar um c com
cedilha. ou qualquer outro caractere latino. A idéia de que o alfabeto
ASCII só serve para o inglês está completamente errada, pois há
palavras no inglês com acentos, como o caso de "resumeé" (que é
francês, por sinal).

> Isso acontece com mensagens vindas de diversas máquinas, tanto com
> windows como com gnu/linux, de qualquer lugar. Acontece também quando
> pego arquivos em disketes, cds, pendrives ...

Infelizmente, isso só vai ser resolvido (para nós) quando todos os
sistemas de transporte de informações pela rede estiver configurado
para usar UTF-8.

Para os usuário de outros alfabetos, talvez só com a ISO10646 ou nem isso.

Uma leitura interessante (e longa) é o Introduction to i18n, do Tomohiro Kubota.
Está disponível no http://www.debian.org/doc. Ele explica muito bem os
detalhes dos tipos de codificação existentes e o caos instaurado no
mundo....

Não respondeu, né? ;-)
[]z
--