[off] entendendo o DNS

Bom dia pessoal, como tem passado?

Estou iniciando os estudos sobre DNS. E gostaria se possível que o
pessoal me ajuda-se apenas no entendimento do processo :D

Seria o seguinte:

A estrutura e tipica de iniciante :>

link ----> DNS+Firewall+nat---->www, mail, webmail ...

Quando a requisição chega ao meu DNS é necessário que eu use o NAT
para mandar o pacote para a maquina desejada? Ou pelo fato de informar
ao onde fica minha "zona" (ex: webmail.vinicius.com.br. IN A 10.0.0.5)
ele automaticamente "manda" o pacote para o ip desejado? Ainda, com o
serviço de e-mail montado onde eu informo o smtp.vinicius.com.br e
pop3.vinicius.com.br? Isto e dentro do arquivo de zona?

Ainda se possivel, existe alguma forma de testar o meu DNS "on-line"
sem ter um registro na fapesp? Pois tenho apenas o ip dinamico (velox)

Obrigado...