Re: [off] entendendo o DNS

 Vamos nos organizar.

 1. Pelo que vc disse vc já leu o DNS-HowTo, certo?

 2. Vou descrever melhor sua rede.
 . vc tem uma conxão com a internet.
 . vc tem um roteador que é roteador(nat)+firewall+DNS
 . vc tem uma rede 10.0.0.0/24
 . dentro da rede vc tem servidores e email, web/webmail, entre outros

 3. Considerações
 Se vc colocar no DNS uma entrada apontando webmail.vinicius.com.br
para 10.0.0.5 vc vai ter um problema. olha só a situação.

 . 200.18.97.25 faz uma requisição de DNS pra webmail.vinicius.com.br
 . O DNS vai responder 10.0.0.5, que não é válido pra 200.18.97.25
 . o browser que fez a solicitação vai falar que não conseguiu conexão
com 10.0.0.5

 Ou pior.
 . Na minha empresa a rede tb é 10.0.0.0/24
 . A estação 10.0.0.69 pede resolução de DNS pra webmail.vinicius.com.br
 . O DNS responde 10.0.0.5
 . Na rede da empresa 10.0.0.5 é o micro do diretor-que-não-manja-nada-de-TI
 . O personal-firewall-tapado do diretor diz pra ele que tem um
espertinho em 10.0.0.69 querendo acessar a porta 80.
 . o infeliz da 10.0.0.69 foi despedido.

 Pra isso que vc tá querendo fazer vc tem que fazer um port-forward.
Aí sim vc se acerta. Dá uma pesquisada primeiro, depois vc pergunta
pra lista como que faz port-forward.

 O resultado final seria esse.

 . Minha estação é 200.18.97.123
 . Eu solicito resolução pra webmail.vinicius.com.br
 . O DNS responde 200.129.98.234 (o ip do teu roteador)
 . Eu solicito informações pra 200.129.98.234:80
 . Teu roteador faz port-forward e me conecta em 10.0.0.5:80, que
responde da maneira correta e eu acesso o webmail.

 Entendeu agora?

 Qq coisa estou a disposição.

 Fabio