Manter o NFS de forma mais flexivel com outros servidores (era Re: Matar processo na marra)

Tem algum jeito de quebrar esse comportamento do NFS, porque eu tenho uma penca de servidores que compartilham diretorio entre eles e tenho que lembrar em cada servidor o que exporta e o que compartilha, quando tenho que fazer manutenção num deles quase sempre um deles perde a conexao e nem mesmo shutdown naquele que perdeu conexao resolve. Além de administrador tem de ser bailarino para saber que tipo de passo dar nessa situação de hook infinito.

Sera que um modo assincrono não resolveria este problema ?

[]'s

Uma coisa que até hoje não sei se foi muito interessante (em termos de robustez) foi fazer a transparencia de NIS/NFS - qquer pauzinho que dá na rede, o kernel bloqueia aquele processo até que a rede volte. Acontece exatamente assim, congela de tal maneira q não há kill nesse mundo capaz de matar um processo no estado 'D'. Quem nunca viu isso, faça um teste e tire o cabo de rede de micro que usa NIS/NFS por alguns segundos e veja o resultado.