[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: WINE + Aplicação VB



tem um pouco de experiencia em portar aplicativos comerciais para wine e vou aproveitar e comentar seus comentarios a respeito do assunto...

Marcio de Araujo Benedito wrote:
Minha experiencia com isso diz o seguinte:

1) dependendo de como foi desenvolvido o aplicativo, ele não irá rodar
no wine porque esta linkado com objetos proprietários da M$ (parece ser
esse seu caso);
Aplicativos em VB e Delphi são os que tem maiores chances de sucesso, pois no caso do Delphi, o compilador gera um .exe limpo sem necessidades de runtime externos. No VB, o runtime é desprovido de limitação de licença do windows, analogo ao MDAC e tanta outras coisas. Porém há DLLs que são providos por instaladores cuja licença diz claramente a necessidade da licença do Windows, é o caso por exemplo do IE que requer o DCOM98 cuja licença diz em parte que é apenas para ser usado com uma licença do Windows. Se seu aplicativo VB requer o IE, voce rodará no Linux mas vai precisar do DCOM98 que por sua vez vai requerer uma licença do Windows. O DCOM98 é provido pelo WINE, assim como o installshield e outros que são problemáticos em questão de licença, mas não é 100% compátivel.



2) se o aplicativo rodar pelo wine, mas usar alguma conexão para banco
de dados, também não irá funcionar porque o wine não emulará estas
conexões;
Não é bem isso, rodo normalmente usando BDE e conexão com servidores MSSQL, mas só acessa usando o protocolo TCP/IP, outro protocolo nao irá funcionar. Portanto, isso dependende mais do conhecimento de como funcionam as coisas e tem que quebrar a cabeça para descobrir.


3) Se o aplicativo não usar SGBD, os dados trafegados poderão ficar
truncados por causa da codificação do windows, uma vez que a acentuação
é uma coisa que não está, e já perdi as esperanças de estar um dia,
resolvidas no gnu/linux;
Ops! Aqui não há nenhuma relação, é só ajustar a codificação de caracteres do próprio cliente do banco de dados. Na época do Paradox isso era ajustado no BDE e nada tinha a ver com a configuração do Windows.


Minha sugestão é fazer um orçamento de uma licença de windows server,
com a quantidade de licenças de windows terminal client para as
estações, e apresentar para a chefia. Isso pode acelerar o
desenvolvimento da alternativa multicamada. De qualquer forma, foi a
UNICA forma que encontramos aqui em BH para fazer isso. Nas estações
usamos o rdesktop.

Esta solução é cara, mais cara do que comprar o pacote de licenças para Windows, só é vantajosa no requisito de hardware, uma vez que todos os aplicativos rodarão em ServerOnly, mas não resolve o problema para todos os casos, um escritório aqui em SP/Capital tem um software muito popular de contabilidade e folha de pagamento que roda sob Btrieve que por aspectos técnicos não roda multiusuario em plataforma metaframe (citrix ou similar) obrigando a comprar um versão de Btrieve comercial (que até muda de nome) que custa a bagatela de R$ 7000,00 para 10 usuarios. Se o usuário em questão for optar por metaframe tem que escolher um conjunto de aplicativos (um pacote) e engessar nele, pois versoes futuras desses aplicativos poderão representar um sério problema. Uma boa consultoria especializada vai ver tudo isso, só não apele para as integradoras que geralmente estão mais interessada em vender as licenças.


[]'s



Reply to: