Re: IRQ routing conflict for 00:10.0, have irq 10, want irq 3

Uso essa mesma placa. Tive uns probleminhas também, do mesmo tipo: conflitos de IRQ, envolvendo a placa de som. Acho que é típico da A7V8X-X. Bom, o fato é que agora funciona. Estou usando um kernel da série 2.6, mas usava um 2.4 quando consegui corrigir o problema. Seguem algumas dicas.

1. Verifique, na BIOS, se as interrupções estão programadas para usar o controlador APIC (Advanced PIC). Não lembro agora a seção exata, nem a descrição da opção, mas sei que está lá. Pode estar em PIC ou APIC. Use a segunda opção.

2. Ainda na BIOS, desabilite a opção 'PnP aware OS' (acho que é isso). Defina como 'No'. Deixe o hardware fazer a distribuição dos recursos pra você. Isso eu vi no Google, há tempos, relacionado ao Linux.

3. A terceira dica acho que é desnecessária, mas vai ainda assim: só consegui fazer tudo funcinar direito quando habilitei o suporte a PM ACPI. Quando usava APM, não funcionava. O driver PCI do kernel passou a usar o controlador ACPI para fazer o roteamento das interrupções. Verifique com calma suas opções no driver PCI do kernel. Ajuste a opção de acesso para 'any'.

Acho que é só. Veja, abaixo, os pontos onde o meu log de inicialização e o seu divergem.

ACPI: Subsystem revision 20040326
ACPI: Interpreter disabled.

PCI: PCI BIOS revision 2.10 entry at 0xf1960, last bus=1
PCI: Using configuration type 1
mtrr: v2.0 (20020519)
ACPI: Subsystem revision 20050211
spurious 8259A interrupt: IRQ7.
^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^
normal pra A7V8X-X, não significa absolutamante nada!

ACPI: Interpreter enabled
^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^
Percebeu?? Olha o seu log.

ACPI: Using PIC for interrupt routing
ACPI: PCI Interrupt Routing Table [\_SB_.PCI0._PRT]
ACPI: PCI Interrupt Routing Table [\_SB_.PCI0.PCI1._PRT]
pnp: PnP ACPI init
pnp: PnP ACPI: found 13 devices
[...]
PCI: Using ACPI for IRQ routing
Repare que é o controlador ACPI quem faz o roteamento das interrupções.

No mais, é só. Espero que tenha sucesso.

Abraços,
Ivo