Re: Vc quer ajudar e se ferra.

No dia 17/10/2005 às 11:05,
"Everton J. Carpes" <everton.carpes@gmail.com> escreveu:

> Valeu pela solução, passarei a usar squid e abandonarei o Iptables.
> Já havia habilitado o INPUT, mas mesmo isso não funcionou.
> Obrigado.

Só para comentar, talvez vc já saiba.

Usando o squid para prover acesso as tuas máquinas vai melhorar a
performance da navegação. Como visitamos freqüentemente as mesmas
páginas, cada vez que vc visitar uma página já visitada não vai precisar
baixar de novo imagens e código que não mudou, pois o squid faz cache.
Eu não usava em casa, e um amigo me indicou e ficou muito bom.
Dá uma diferença bem palpável.

Eu te aconselho a procurar um tutorial de squid na internet. Há vários.
E para uma rede caseira não precisa ser nada complexo. Coisa de uma
tarde fuçando e já está ok.

Bom, isso para http e https. Para outros protocolos, tipo pop3, smtp, etc.,
não sei como o squid age. Acho que para isso vc precisa de NAT mesmo.
Não me aprofundei no squid porque apenas uso em casa. Acelerando a
navegação já me basta e não mexo nele já faz mais de ano. Assim, paro
por aqui para não dizer bobagem.

O NAT que uso aqui é bem simples, há dezenas de tutoriais na rede. Só coloquei o
seguinte em um script em /etc/init.d/, chamado nat.sh
#!/bin/bash
# Faz NAT
iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 -j MASQUERADE
iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE
iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth1 -j MASQUERADE

Depois dei um chmod a+x nat.sh. Para terminar:

# update-rc.d nat.sh defaults

Isso vai fazer que ao iniciar a máquina o script seja executado.

Tenho 3 máquinas. Uma que acessa a internet por conexão discada
(arghhhh), como vc.
E mais duas outras. A máquina que acessa a internet roda o nat.sh e
tem 2 placas de rede. Nelas estão conectadas as maquinas 2 e 3. Com isso
consigo acessar qualquer máquina de qualquer máquina, de forma
transparente e sem hub (não queria comprar um). E todas acessam a internet.
Nos navegadores eu configurei para usar o proxy squid, no resto o acesso é direto.
Rodo o apache na máquina que acessa a internet (apenas para ver relatórios do sarg e do acidlab,
além do apt-move, só abri para a rede interna).
E todas as máquinas conseguem acessar o apache sem problemas.

Claro, tenho um pequeno firewall que fiz modificando o que li no manual
do iptables, fechando o apache para o que vem de fora e protegendo a
máquina 1 de engraçadinhos.

SUGESTÃO 1: Olhe em /usr/share/doc/iptables/html. Tem tudo o que vc
precisa lá. É mais trabalhoso que seguir dicas postadas aqui, mas vc vai
aprender beeem mais quebrando a cabeça um pouquinho. Se não tiver esse
diretório então instale o pacote iptables.

SUGESTÃO 2: Procure no google a diferença conceitual e de uso do
iptables (http://www.netfilter.org) e do squid (http://www.squid-cache.org). Outro lugar bom
para olhar é o site www.vivaolinux.com.br. É cheio de tutoriais e
artigos, uns melhores, outros mais superficiais.

Espero ter ajudado

Um abraço

Leandro
--
 (@_   Leandro Padilha Ferreira - http://androle.pro.br
 //\

O jovem não raciocina, age. O velho raciocina, e põe os outros para agirem em seu lugar

--Francis Picabia