Re: Vc quer ajudar e se ferra.

A única coisa estranha que eu fiz e não sei até que ponto isso pode ser útil, foi configurar tanto a minha maquina, quanto a segunda maquina a usarem como gateway a própria maquina Linux (a minha!).

Dica: tente o pacote 'ipmasq', deve resolver o seu problema. Você terá que pesquisar, contudo, porque não sei as passos de configuração necessários para fazê-lo reajustar-se quando da conexão / desconexão da interface 'ppp0'.

O fato é que funciona, e faz o que você quer, sem muita dor de cabeça, a não ser que você esteja querendo pesquisar e fazer tudo na unha mesmo - o que é louvável. Mas, a depender do tempo disponível e da necessidade, o 'ipmasq' é extremamente útil.

Só pra finalizar: uso em casa, tendo a minha máquina como gateway de uma outra máquina. Perfeito. Ainda vou colocar um servidor DHCP, mas por puro preciosismo - não é, de maneira nenhuma, necessário.

Boa sorte!

Ivo