Re: Como Transferir o Sistema de HD´s

Em Sáb, 2005-10-15 às 10:30 -0300, Tiago Saboga escreveu:
> Existe um howto específico sobre isso, disponível em www.tlpd.org ou
> em /usr/share/doc/HOWTO/en-html/Large-Disk-HOWTO.html (se tiver instalado o
> pacote doc-linux-html). Tem várias opções disponíveis. Particularmente já
> usei o cp para fazer isso mais de uma vez sem problemas (mas não deixe de
> olhar o HOWTO, pois o cp precisa de alguns parâmetros especiais).
>
> []s,
>
> tiago.

Com experiência de quem já fez isso um monte de vezes, vou te dar um
roteiro bem simples. :)

Dê boot com um Live CD Linux qualquer, depois crie as partições do disco
destino com a mesma estrutura (ou não) do disco origem.

Se você não criar a mesma estrutura, não tem problema, copia primeiro a
partição origem maior.

Agora vamos transferir:

Utilize o dd para transferir as informações, ele faz uma cópia mais
segura que o cp, vai de bit a bit, é praticamente uma imagem do HD.

A opção "if" é a partição origem, e a opção "of" é a partição destino.

# dd if=/dev/hda1 of=/dev/hdb1

* Caso tenha decido mesclar algumas partições, após a cópia da partição
maior, você deve copiar o conteúdo das partições menos para dentro da
partição destino maior com o seguinte comando:

# cp -prf <origem> <destino>

A opção "p" serve para preservar todas as propriedades dos arquivos.

Pronto, agora desligue o micro. Coloque o disco destino com as mesmas
configurações que o origem, ou seja, se o disco origem estava na IDE 1
como master, o destino terá que ficar como IDE 1 master.

Ligue o micro, e dê o boot com o Live CD Linux.

Abra um terminal como "root", monte a partição onde está o diretório
"boot", e execute o comando:

# chroot /mnt/hda1

Caso seu disco seja slave, coloque /mnt/hdb1

Agora para instalar o boot loader, digite:

* Para Grub:

# grub-install --no-floppy /dev/hda

* Para o lilo:
# lilo