Re: O que é TTL no ping?

Gente,
tem alguma forma de eu remover esse tópico daqui,,,,náo abri ele com a intencáo de causar encrenca....
agradeco a todos que estáo do meu lado ....e gostaria que parassem com a discussáo....
até +
Marcelo

Em 07/10/05, Marcos Vinicius Lazarini <lazarini@nics.unicamp.br> escreveu:
Estive fora dessa discussão, mas na qualidade de quase carvão de tanto
queimado, mando um esclarecimento:

André Sousa wrote:
> Mateus,
>
> Não acho que você esteja errado em achar que as pessoas devam procurar
> primeiro e perguntar depois. Esta é a forma mais interessante e didática (na
> minha opinião) de se buscar uma resposta. Contudo, existem vários contextos
> a serem analisados. Por exemplo, o fator TEMPO.

Tempo de quem?

> Utilizo Linux há um bom tempo e não me considero um usuário leigo. Contudo,
> em certos momentos, tenho algum prazo curto a cumprir e surge um problema.
> Nem sempre pode-se gastar 2 ou 3 dias buscando testar todas as
> possibilidades e lendo todas as documentações do google, então, parto para o
> que pode efetivamente me ajudar: A LISTA.
>
> Este tipo de situação com certeza não se pode deduzir a partir das mensagens
> que os usuários utilizam, então, eu sugiro que não apenas você, mas todos
> pensem numa forma mais amigável de resolver o problema como um todo.

Vou dar um exemplo real: Meu chefe comprou uma nova impressora HP Laserjet
xxxx. Preciso instalar, e rápido. E agora, como fazer isso no CUPS?
No site da HP tem instruções meio genéricas de como instalar, e um link pra
um site no sourceforge.net com páginas e páginas de documentação não tão
clara nem tão bem escrita. Pela informação lá, tenho q instalar uma pá de
dependencias, baixar uns pacotes, compilar, e se funcionar, colocar pro cups
acessar. Depois ainda tenho que descobrir como acessar os recursos extras,
como impressão frente e verso.

Seria muito mais rápido mandar uma msg pra lista perguntando se alguém já
fez isso, e pedindo um resumo de tudo o q tem que ser feito; ou então os
pontos chaves. Mas esse é o tipo de coisa que dificilmente seria respondida
(no máximo com um RTFM) pois tudo o que eu preciso saber está escrito. A
questão é essa mesmo, o TEMPO.

Hoje, quase 1000 pessoas iriam receber minha mensagem (sem contar o fabuloso
gasto de banda, já que quase ninguém aqui corta as msgs antigas ao
responder), pra eventualmente alguns lerem e me chamar de preguiçoso por nem
tentar resolver sozinho o problema; é muito difícil vc ser o primeiro a ter
um determinado problema, ainda mais com marcas conhecidas.

Assim, você economiza SEU tempo mas gasta muito mais dos outros. Não estou
dizendo que uma pergunta como essa deva ser respondida com grosserias, mas
as vezes o e-mail chega numa hora imprópria e respondemos no impulso...

[obs: essa questão é tão ou mais polêmica que a do referêndo próximo]

> [...]
> sugestão é:
>
> 1. Responder a pergunta de forma clara e objetiva, tendo sempre o sentimento
> de: "Eu vou ajudar".
> 2. Enviar diretamente para o e-mail daquele usuário este link que foi
> passado abaixo, de forma amigável, como uma sugestão para que ele possa
> aproveitar melhor a lista.
>
> Acredito que uma postura deste jeito irá ensinar ao usuário leigo (sim,
> muitos são leigos, sequer sabem mais detalhes sobre as listas) como utilizar
> bem a lista e ao mesmo tempo vai fazê-lo ver que a lista REALMENTE é útil.

Todos aqui temos que falar a mesma lingua, senão a solução não vem. Em
geral, falamos coisas mais genéricas e abstratas (como 'instale o pacote
tal' ou 'acrescente tal no arquivo /etc/xxx/yyy.conf') não entrando
inicialmente nos detalhes; senão gastamos horas a fio apenas explicando
coisas que podem nem ser necessárias ('use aptitude, não use apt-get;
acrescente o repositório tal' etc etc).
Isso não é pra menosprezar a capacidade dos leigos; é apenas uma maneira de
poupar nosso escasso tempo. Em caso de dúvida, é só solicitar mais detalhes,
que serão fornecidos com certeza.

--
Marcos