Re: Memória Perdida

Em Qua, 2005-09-21 às 19:47 -0300, Gustavo Costa escreveu:
> Olá,
>
> Tenho uma máquina com Debian 3.1 mais Samba 3 instalado e cada usuário
> que acessa o sistema a memória vai sendo alocada, mas quando os usuários
> fazem o logoff a memórian não está sendo desalocada.
> Já fiz teste e todos levam que a memória ocupada por um usuário que loga
> no domínio samba não é mais desalocada após fazer o logoff.
> Mesmo matando os processos do samba a memória não foi desalogada, então
> resolvi matar todos os outros processos e mesmo assim a memória ficou
> perdida não sendo mais desalogada.
> [...]

Olá Gustavo,

Isso não é um problema de sistema, é apenas a forma como o Kernel aloca
a memória virtual (Pra que desalocar se nenhum outro aplicativo está
solicitando os esdereços "ocupados"?).

Se por acaso o sistema começar a utilizar muita memória swap (confira
com o comando "free -mo") aí sim é um indício de problemas de alocação.

Veja por exemplo o meu sistema, com 512mb de ram, e praticamente tudo
sendo utilizado mas nada de swap. Só tenho o gnome e o evolution abertos
nesse momento:

# free -mo
             total       used       free     shared    buffers
cached
Mem:           487        481          6          0         17
213
Swap:          976          0        976

Repare que 213mb dos 481mb utilizados é apenas cache, ou seja, memória
que não está mais sendo utilizada por nenhum processo "ainda", mas pode
vir a ser requisitada.

--
Marcos S. Trazzini <mstrazzini@gmail.com>