Re: rotas persistentes

Em Qua, 2005-09-21 às 14:20 -0300, Márcio de Araújo Benedito escreveu:

> Li em algum lugar que o local certo para fazer esta e
> outras coisas relativas a interface de rede é o
> arquivo /etc/network/interfaces.

Eu costumo configurar minhas rotas estáticas em arquivos separados por
cada interface, que são "chamados" durante a inicialização de cada
interface que necessite de rota(s) estática(s). Por exemplo, digamos que
seja necessário adicionar uma rota para a rede 10.0.0.0/8 cujo gateway é
o host 192.168.30.234, e minha interface conectada à rede 192.168.30 é a
eth0:

---- CORTE AQUI ----
# cd /etc/network/
# mkdir routes; cd routes
# touch eth0; chmod +x eth0
# vi eth0
--
#!/bin/bash
/sbin/route add -net 10.0.0.0 netmask 255.0.0.0 gw 192.168.30.234

# vi /etc/network/interfaces
==> INSIRA A SEGUINTE LINHA NA CONFIGURAÇÃO DA INTERFACE eth0 <==
up /etc/network/routes/eth0

# /etc/init.d/networking restart

---- CORTE AQUI ----

Quando a interface eth0 "subir", o script /etc/network/routes/eth0 será
acionado, adicionando a rota no sistema. Não é necessário (neste caso)
adicionar um script para remover as regras, pois quando a própria
interface é "derrubada", o kernel cuida de remover as rotas.

--
Marcos S. Trazzini <mstrazzini@gmail.com>