Re: Curso Livre de Linux... CLL um projeto a se pensar!!!

Em nenhum momento disse que não devemos ajudar, o que eu disse é que existem pessoas que são preguiçosas e que muitas vezes compensa mais dizer ONDE ESTÁ A RESPOSTA, do que simplesmente dar a resposta sempre.
Exemplo: usuário pergunta
Como listo os arquivos no linux ?

Pelo amor de Deus, isso é uma pergunta que no mínimo eu diria para pesquisar no Guia Foca Linux Capítulo XYZ, do que simplesmente entregar a respostas de bandeja, pois assim você não estimula a pesquisa por parte do usuário com este tipo de pergunta.

sua pergunta que vc comentou eu acho cabível da lista de discussão, mas ao mesmo tempo não acho correto e cabível ficarmos dando de bandeja toda hora, todo momento a resposta na bucha, mas sim, onde ela pode pesquisar.

Conheço usuários que me perguntam, o que faz ls, mkdir, rm, etc, por favor, acho que este tipo de pergunta não se faz aqui.

Em 13/09/05, mandioca < mandioca@mighty.co.za> escreveu:
On Mon, Sep 12, 2005 at 04:32:03PM -0300, Francisco Welington de Sousa Lima wrote:
> Temos que ver também, que  às vezes você é cobrado por uma solução rápida
> de um fato tão simples, que você só vai descobrir que é simples após ler
> 2, ou mais manuais e aí o bicho já pegou. A busca e leituras de manuais é
> excelente , porque adquire mais conhecimento, e se você tem tempo para
> isso é melhor ainda. Agora sob pressão e sem tempo, isto se torna
> angustiante. O que custa responder se você sabe que é simples? e quem
> perqunta não sabe que é simples. Eu já li vários manuais, mas nenhun deles
> te ensina a resolver os problemas que acontecem, quando você usa seu
> [...]
Esta questão de suporte através de listas de discussão é algo complicado.
Primeiro, pela dificuldade de identificação do problema. É por isso que nós
pedimos encaricidamente às pessoas que forneçam informações suficientes para
essa identificação. Fica realmente difícil responder a perguntas do tipo: "Meu
X está travando. Por favor, me ajudem!". Problemas podem ocorrer por motivos
variados, e por isso podem não ser satisfatoriamente resolvidos, apesar da boa
vontade da lista(ocorre muitas vezes por problemas de hardware que não podem
ser identificados em tais situações). O usuário deve então, pelo menos, saber
identificar e diagnosticar os problemas ocorridos em seu sistema para poder
receber suporte via lista de discussão.

Para a utilização satisfatória de um sistema é necessário ter conhecimentos
prévios. Não adianta querer passar a carroça na frente dos bois. Muitos
usuários iniciantes reclamam do suporte dado por usuários experientes. De fato,
há muitos que têm má vontade, mas há também aqueles iniciantes que não
facilitam as coisas. Isso é normal. É uma questão de conflito de posturas.
Muitos usuários iniciantes têm aversão à documentação, ou não sabem lidar como
lidar com ela. Isso é compreensível. No entanto, estes usuários não devem se
ofender diante de uma resposta indicando documentação (como já aconteceu na lista). Se a informação que o usuário necessita está na documentação, ela não só pode, como deve ser indicada. E isto não é mal-educado. Outra questão, é o histórico da lista. Esta lista possui um histórico público. Deve-se adquirir o hábito de consultar o histórico antes de encaminhar dúvidas para a lista. Dúvidas sobre assuntos exaustivamente já tratados na lista ocupam banda e espaço nos servidores e pcs de muitas pessoas. Peço também às pessoas que responderem a tais mensagens, que coloquem os link para as threads referentes no histórico da lista, de forma a incentivar a prática do acesso ao histórico. Como disse, é uma questão de diferentes posturas diante do problema. Penso que devemos, na medida do possível, educar e introduzir os iniciantes a esta postura diferente que muitos de nós adquirimos e sabemos ser muito mais efeciente, em termos de rapidez e satisfação no suporte e solução de dúvidas.

Portanto, se você é iniciante em Debian, esforce-se em ler A Referência Debian
(pacote debian-reference-pt-br) ou o Guia Foca (pacote focalinux-html). Se você
usa um software com frequência, procure ler sua documentação. Aprenda também a
diagnosticar problemas no seu sistema (com arquivos de log ou softwares
específicos). Você verá como, tendo um entendimento e domínio maior sobre o
sistema, você ganhará tempo e eficiência. O tempo que você gasta operando o
sitema é inversamente proporcional ao conhecimento que você tem sobre ele. Eu
que o diga... Se, no mais, você ainda precisar de algo... a lista está aqui
para isto.

--

Mind precedes its objects. They are mind-governed and mind-made. To
speak or act with a defiled mind is to draw pain after oneself, like a

Mind precedes its objects. They are mind-governed and mind-made. To
speak or act with a peaceful mind, is to draw happiness after oneself,
like an inseparable shadow. 2